''O magma no corpo''
 

 

Vulcão


Etna é um vulcão de origem geológica antiga, alto mais de 3.000 metros, localizado no centro do Mediterrâneo, e foi formado ao longo de milhares de anos, século após século, lavas sobre lavas, cinzas sobre cinzas.
Esta diversidade "tectônica" deu origem a solos com características heterogêneas física / químicas que, juntamente a diferentes cotas altimétricas (de 600 a 1000 m) e exposição ao sol, deu à luz a uma "região vinícola" com características climáticas não uniformes que geram vinhos de marcada particularidade organolépticas.
Assim surge um ambiente caracterizado de particularidades, tais como:
- pluralidade de diferentes solos, ricos de substâncias minerais e pedras de diferentes origens e dimensões que formam o "ripiddu"
- terra "preta" que permite manter o calor do dia durante a noite
- alta variação térmica dia / noite
- sol quente e luminosidade elevada
- altitude dedicada a viticultura de 600 para mais de 1.000 metros
- vento em grande quantidade que refresca as plantas
- índice de chuva equilibrado


O novo disciplinar ETNA doc fez sua específica característica, permitindo identificar e rotular essa região de origem.

O cultivo possível:

a altitude, o vento e o clima permitem o uso de baixos níveis de enxofre e cobre para o cultivo. Isso porque ele é um biológico natural. É um "privilégio" da natureza comparado a outras zonas.


Pontos importantes sobre a colheita das uvas:
a colheita das uvas é feita geralmente, nas melhores zonas, entre o dia 5 e 20 de Outubro. Neste período, a maduração fica mais lenta e permite que você escolha o dia da colheita sem ter que "precipitar-se" para colher.
 


Contrade


A Empresa Vinícola Calabretta tem seus próprios vinhedos nas regiões de Solicchiata / Montedolce, Passopisciaro / feudo do caminho, Calderara, Taccione, Battiati / Zocconero.
Elas são caracterizadas por diferenças significativas, dentro dela mesma e não são raros os casos de pequenas particularidades.
 

Como guia:
 

 

 

 

 

 

 

 

Calderara (em Randazzo): solo arenoso com muito "ripiddu" e coberto por uma camada de pedras. Ela dá origem a vinhos elegantes, com boa estrutura e extremamente longevos. Necessidade de longo envelhecimento em barris de madeira.
Altitude entre 700 e 750 m.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passopisciaro (Castiglione di Sicília): histórica região vinícola capaz de exprimir vinhos muito profundos e bem estruturado. De médio envelhecimento, é caracterizada por um terreno com menas pedras e mais terra. 680 m acima do nível do mar
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Solicchiata (Castiglione di Sicília): origina elegantes aromas mais finos. É a 780 metros, com um solo muito arenoso.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Batistas / Zocconero: a mais de 900 m formado por areia vulcânica de origem aluvial.
 

 



Vinhos


Nós produzimos vinhos que realçam as características da região de origem: as técnicas de fermentação e maceração, o envelhecimento de longo ou curto prazo, o élevage em barris de grande ou médio porte e o refinamento em garrafas não foram escolhidos por acaso. Após anos de experiência, continuamos a experimentar pacientemente pesquisando, esse é o nosso segredo.
Privilegiamos o desenvolvimento da fermentação maloláctica mesmo nos vinhos brancos e amamos restringir a utilização de dióxido de enxofre para valores muito baixos; tudo para favorecer a autenticidade.
 

Abaixo está uma breve apresentação dos vinhos, se desejar solicite-nos uma ficha mais aprofundida: info@calabretta.net

Os nossos vinhos:

 

 

Etna rosso invecchiato: nasce de videiras centenárias na região de Calderara . Fermentado com um curto período de maceração em barris de tamanho pequeno-médio. Caracterizado pela notável acidez, elegância e um tânico maduro como estrutura, pelo fato de passar muitos anos em grandes barris de carvalho da Slavonia . Dedicado à grande tradição da Etna.
 

 

 

 

 

 

 

 

Nonna Concetta: vinho produzido em quantidades limitadas de uma particularidade de videiras plurisseculares de Passopisciaro. Muito bem estruturado, tânico ... Dedicado à minha avó.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contrada dei Centenari: provém um vinhedo localizado em Solicchiata. Grande fineza e elegância. Dedicado aos meus bisavós e a todos os centenários que viveram no cultivo de vinhedos.

 

 

 

 

 


 

 

 

Carricante Bianco: vinho IGT, mineral, estruturado, provém de videiras jovens e antigas. Fermentação exclusiva do mosto, sem a película e envelhecimento em aço inoxidável.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GaioGaio: vinho tinto, que provém de jovens vinhedos recém-plantados na região de Calderara selecionados individualmente e, em parte, a PiedeFranco. Aroma frutado, floral, ligeiramente picante. Servir em um balde de gelo. Dedicado ao meu pai quando ele era criança (Gaio).
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosato: provém de jovens vinhedos recém-plantados na região de Calderara selecionados individualmente e, em parte, a PiedeFranco. Vinificadas seguindo a tradição de fermentação "Pista & Mutta" onde mosto é pressionado (pista), e imediatamente escorrido (Mutta), então, na ausência de bagaço terá menos taninos e será menos colorida. Era o vinho que os camponeses faziam para próprio consumo e que poderiam beber depois de alguns meses. Aroma frutado, floral, encorpado. Dedicado aos antigos métodos de vinificação.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Piedefranco–Ungrafted: novo plantio a partir de uma rigorosa seleção individual 100%PiedeFranco em um pedaço de vinhedo tradicionalmente considerado extraordinário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nerello Cappuccio: irmão injustamente considerado menor do mais famoso mascalese ... excede pela elegância e equilíbrio, com uma cor mais profunda e forte ... nasce em uma jovem videira recém-plantada.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Minnella Bianca: a simplicidade é a sua força ... o nome refere-se à forma da fruta, é um vinho que agrada pela simplicidade, pouco forte , com aroma característico e uma pitada de enxofre e a sua mineralidade ligeira.
 

 

 

 

 

 

 

 

Pinot Noir: enfant terrible da viticultura mundial esta de volta no território ateneo após as ostentações de 1800 ... são plantados vinhedos de poucos anos a mais de 900 m acima do nível do mar (1.000 yards), onde a temperatura varia entre o dia e a noite chegando a superar 20 ° C, o vento bate destemidamente e o sol aquece e ilumina as folhas bem equilibradas. A produção de uvas por planta é extremamente baixa e a fermentação é cuidada e estudada especificamente para um melhor desenvolvimento da qualidade organolépticas desse maravilhoso vinhedo.